Parceiros

Consorcio Intermunicipal Vale do Paranapanema
Integrassis

 

 

Instituto Social realiza curso para Conselheiros em Assis-SP.

Prof. Sílvio Benneli, durante curso aos conselheiros

Foi realizado do dia 12/11 a 17/12 em Assis, um curso de capacitação de conselheiros municipais, em uma iniciativa conjunta da Sociedade Filantrópica Nosso Lar, Secretaria Municipal da Assistência Social e Conselhos Municipais da Criança e do Adolescente e da Assistência Social

Ao todo, foram quatro reuniões, todas conduzidas pelo professor-doutor e psicólogo Sílvio José Benelli, que abordou o tema “Conselhos Municipais: o que são, como funcionam, possibilidades e limites”. Ele informou que o objetivo é capacitar os conselheiros para que desenvolvam o pleno exercício de sua função.

Secretário Municipal da Assistência Social, Adriano Romagnoli Pires, participou do encontro

“Nós enfocaremos mais o Conselho da Assistência Social, mas as informações servem para outras áreas, como saúde, educação”, explica.

Benelli disse que existe uma intensa legislação e informação sobre a formação de conselhos municipais, mas que muitos desconhecem. No caso específico da Assistência Social, relatou que há o LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social), o SUAS (Sistema Único da Assistência Social), o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), o Ministério do Desenvolvimento Social, além da própria Constituição, que possui documentos específicos da área da assistência. E disse que a internet ainda ampliou a gama e a acessibilidade às informações. “É possível, por exemplo, solicitar, via e-mail, um intenso material ao Ministério do Desenvolvimento Social”, ressalta.

Sílvio José Benelli passou informações sobre legislação para formação de conselhos

O psicólogo disse que, na maioria das vezes, as pessoas têm muito boa vontade ao integrar um conselho municipal, mas geralmente não têm noções da lei. “A nossa intenção é que os conselheiros se capacitem tecnicamente para que o conselho possa exercer plenamente sua função”, afirma.

Benelli também deixou bem definido o que é política pública e o que é política partidária. “O conselho nunca pode ter interesses políticos, no sentido eleitoreiro. O objetivo do conselheiro não é atravancar a lei, mas fazer com que ela seja cumprida”, ressalta.

Links Relacionados:

Estatuto da Criança e do Adolescente (clique aqui para baixar em PDF)

 

Voltar